SERVIÇOS AUTOMOTIVOS

ALINHAMENTO
O desgaste do pneu é, em grande parte, provocado pelas más
condições mecânicas do veículo. Alinhamento é, como o próprio
nome diz, responsável por manter o carro “na linha” – sem que
“puxe” para um lado. É a regulagem da posição das rodas,
ajustadas em determinados valores para garantir conforto,
segurança e estabilidade ao dirigir.
O alinhamento das rodas, os freios, os eixos e até o chassi do
veículo têm inÓuência no comportamento do pneu. Qualquer
mudança que ocorra nessa posição, motivada por impactos
(buracos, meio-Ño) e pela constante trepidação, frequentemente
resulta em desalinhamento das rodas ou outras irregularidades
mecânicas que provocam o desgaste excessivo ou anormal da
banda de rodagem do pneu.
No serÕço de alinhamento de rodas são observados e veriÑcados
os seguintes itens (ângulos):
• ico-atacadoConvergência: É a ajuste das rodas direcionadas, de
modo que Ñquem mais fechadas na extremidade dianteira do que
na traseira.
• ico-atacadoDivergência: É a condição oposta à convergência.
Neste caso, as rodas estão mais abertas na extremidade dianteira
do que na traseira. Se os valores especiÑcados para a
convergência ou divergência das rodas estiverem alterados, a
banda de rodagem dos pneus apresentará um desgaste irregular,
que provocará um alisamento aceleramento da banda de
rodagem.
• ico-atacadoCaster: É o ângulo de inclinação para frente
(negativo) ou para trás (positivo) do pino-mestre ou do braço de
suporte do eixo na parte superior, com relação a um plano
vertical. O caster é responsável pela estabilidade e
direcionamento do veículo. Pouco ou nenhum caster resultará em
desgaste acentuando em pontos localizados da banda de rodagem
de um pneu. O caster desigual faz com que a roda puxe para um
lado, provocando um desgaste irregular da banda de rodagem do
pneu. O caster excessivo originará um desgaste prematuro da
banda de rodagem do pneu.
• ico-atacadoCamber: É determinado pela inclinação da parte
superior da roda, para dentro ou fora do veículo, em relação ao
plano vertical. A cambagem pode ser positiva ou negativa. A
cambagem excessiva provoca um desgaste mais acentuado no
ombro do pneu. Se o camber for positivo, o desgaste será no
ombro interno.
Quando fazer o alinhamento?
• A cada troca de pneus.
• Em condições normais, a cada 5.000 km.
• Por ocasião do rodízio de pneus ou balanceamento das rodas.
Quando os pneus apresentarem:
• Desgaste excessivo na área do ombro.
• Desgaste da banda de rodagem do pneu em forma de “escama”.
Quando o veículo apresentar:
• Volante duro.
• Vibração do carro.
• Trepidação das rodas dianteiras.
• DesÕos para um dos lados quando o motorista retira as mãos do
volante.

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